Investigação ação colaborativa como estratégia de Inovação nas Práticas de Professores de Ciências

"O professor é um aprendente reflexivo que assume um profissionalismo colaborativo." (Vilaça, 2010)
Objetivos
Contribuir para que a mudança das práticas pedagógicas dos professores de Ciências ocorra de uma maneira fundamentada e apoiada.
Capacitar os docentes de Ciências para a implementação sustentada de projetos de Investigação-ação colaborativa, que funcionarão como uma estratégia de inovação progressiva nas suas práticas pedagógicas.
Dar resposta às necessidades de aperfeiçoamento contínuo das práticas dos docentes de Ciências e do seu desenvolvimento profissional.
Promover experiências reflexivas profissionais entre pares com o objetivo de ajudar os docentes a melhorar as suas práticas.
Refletir sobre o desempenho docente de uma forma fundamentada, autocrítica e partilhada.

Criar oportunidades de aprendizagem emancipatória que levem a um posicionamento crítico face a teorias e práticas da educação em Ciências
Favorecer a atualização da componente científico-didática dos docentes
Valorizar a promoção de estratégias de reflexão partilhada sobre conceções e práticas docentes
Promover a motivação e a predisposição dos professores de Ciências para a implementação de projetos de investigação-ação colaborativa como estratégia de inovação das suas práticas
Favorecer a renovação concetual e o desenvolvimento de capacidades e atitudes facilitadoras da regulação autónoma e colaborativa dos processos de formação.
EFEITOS A PRODUZIR